SSD1 2005/2006   (LESI/DI)

Home ] Procurar ] Documentação ] Introdução ] Notícias ]

spacer.gif (49 bytes) spacer.gif (49 bytes)

 

ECTS Description Avaliação

Programa

Up ] [ Programa ] Autor: Direitos ]

Síntese de Sistemas Digitiais 1

Docente responsável pela disciplina e pela leccionação das aulas

JoseLima99.jpg (31166 bytes)
José Augusto Lima    email_letter.gif (1661 bytes) jal@di.uminho.pt

Gabinete DI:2.10 Extensão X-4453
Laboratório DI:2.05 Extensão X-5471

 

Plano de Estudo: Engenharia de Sistemas e Informática - Área de Especialização em Tecnologia da Informação

Código: 5308O8

Unidade Curricular: Opção T II

Programa:

Síntese de Sistemas Digitais I - Algoritmos de CAD (Computer Aided Design) para a solução de problemas de Partição, de Floorplanning/Placement, Routing, de layout de células. Algoritmos de síntese e escalonamento.Utilização de ferramentas de CAD/EDA e sua extensão áreas para além de VLSI. Introdução de técnicas de optimização do espaço de soluções, nomeadamente Simulated Anneling e Genetic Algorithms, com recurso à apresentação de exemplos concretos.

Pré-requisitos:

Síntese de Sistemas Digitais I  (Assumem-se conhecimentos básicos de algoritmos, estruturas de dados, programação)

Resultados de Aprendizagem:

(i)                  Apreender algoritmos de optimização em uso na síntese automática de sistemas digitais, nomeadamente na concepção ao nível físico. Compreender a formulação teórica dos problemas de Partição, Floorplanning, Routing e Escalonamento. Analisar casos concretos de técnicas que permitem a reformulação do problema teórico de forma a obter soluções (algoritmos) que executam em tempo polinomial, e, ou, exibem melhor qualidade. Apreender – com base em casos concretos – exemplos de heurísticas utilizadas na obtenção de soluções de boa qualidade, mas com reduzido esforço computacional.

(ii)                Adquirir capacidade para caracterizar qualitativamente a complexidade computacional de alguns dos problemas de síntese, e de algoritmos estabelecidos. Reconhecer os aspectos principais, das metodologias SOC (System on a Chip) e DFT (Design for Testability), na concepção de sistemas. Compreender aspectos fundamentais da actual metodologia de concepção automática, nomeadamente a estreita interdependência das soluções de Partição, Floorplanning Routing Global e Routing Detalhado;

(iii)               Desenvolver capacidades de formulação dos problemas de concepção e optimização em síntese automática de sistemas digitais. Aprender a especificar funções de custo para avaliação da qualidade das soluções.

(iv)              Elaborar um trabalho orientado à síntese assistida por computador. Implementando um algoritmo já existente, com ou sem a introduzindo de alterações – conforme os casos – na função de custo, na parameterização do motor de pesquisa, na técnica de construção/geração de soluções, nas heurísticas.

Bibliografia:

Obrigatória ou Opcional: Obrigatória(ACSD) e Opcional

Docente:
 
José Augusto Domingues Fernandes Lima

Métodos de Avaliação:

Exame final, e, ou, projecto obrigatório. (mais informação)