150.20: PLANEAMENTO, AVALIAÇÃO E MELHORIA DE SERVIÇOS

Código:
150.20
Título:
PLANEAMENTO, AVALIAÇÃO E MELHORIA DE SERVIÇOS
Descrição:

Compreende o planeamento e avaliação dos serviços, no que se inclui a análise e melhoria das estruturas e das formas de organização do trabalho, a definição e avaliação do cumprimento de objetivos organizacionais, a elaboração de planos e de relatórios de atividades, gerais e sectoriais - abrangendo o diagnóstico de necessidades, o planeamento da afetação e o planeamento do desenvolvimento de recursos (humanos, materiais e financeiros).

Compreende, igualmente, a definição e avaliação de planos operacionais transversais a vários organismos, de planos de emergência, ou de qualquer instrumento de planeamento e coordenação operacional.

Notas de aplicação:

Exemplos de aplicação:

  • Projetos de análise e reengenharia de processos;
  • Trabalhos preparatórios para a (re)definição de formas de organização dos serviços;
  • Processos de autoavaliação (ex.: CAF);
  • Trabalhos preparatórios de certificação na qualidade;
  • Projetos de simplificação e modernização administrativa (ex.: SIMPLEX);
  • Definição e avaliação de objetivos organizacionais (QUAR e SIADAP 1);
  • Preparação de planos de atividades e respetivos relatórios de avaliação de cumprimento;
  • Preparação dos orçamentos de receita e despesa pública;
  • Procedimentos de alterações orçamentais, de cativação/descativação e reafectação de verbas;
  • Acompanhamento político e administrativo da realização dos planos de atividades e da execução orçamental;
  • Elaboração da conta de gerência;
  • Elaboração do balanço social;
  • Elaboração de escalas de serviço;
  • Diagnóstico de necessidades de formação;
  • Planeamento estratégico de sistemas de informação;
  • Planeamento operacional de articulação de respostas a uma situação de crise.
Notas de exclusão:

Quando haja lugar à apresentação de candidaturas de projetos a programas de incentivo financeiro, utilizar a classe "Execução de programas e ações de incentivo/ Atribuição e controlo de financiamentos e de ajudas diretas" (850.10), para o processo de relacionamento entre a entidade beneficiária e a entidade financiadora.

Os pedidos de certificação na qualidade devem ser considerados em "Reconhecimentos e permissões/ Licenciamentos, certificações e outras autorizações" (450.10).

A realização de estatísticas deve ser considerada em "Planeamento e gestão estratégica/ Execução de operações estatísticas" (150.40).

Subclasses:
Termos associados:
  • Avaliação do desempenho organizacional
  • Balanço social
  • CAF
  • Cativação/descativação de verbas
  • Conta de gerência (elaboração)
  • Conta geral do Estado (elaboração)
  • Diagnóstico de necessidade
  • Escala de serviço
  • Fluxograma de processos
  • Formação (diagnóstico de necessidades)
  • Formulário (conceção)
  • Gestão da qualidade
  • Monitorização (de planos de atividades)
  • Orçamento (preparação, retificação, alteração)
  • Organograma
  • PESI ­ planeamento estratégico de sistemas de informação
  • Plano de atividades
  • Plano de contingência
  • Plano de emergência
  • Plano de gestão de riscos
  • Plano de higiene e segurança no trabalho
  • Plano de prevenção de riscos de corrupção
  • QUAR
  • Reengenharia de processos
  • Referenciação de redes de serviços
  • Relatório de atividades
  • Relatório de contas
  • Segurança no trabalho (elaboração de plano)
  • SIADAP (1)