Planifica��o da disciplina e Sum�rios

 

[Planifica��o detalhada das aulas Te�rico-Pr�ticas][ Planifica��o detalhada das aulas Pr�ticas] 

 

Planifica��o detalhada das aulas Te�rico-Pr�ticas

As aulas te�ricas t�m a dura��o de 60 minutos semanais, e dever�o seguir a seguinte sequ�ncia:

1� Aula  

T�picos:

  • Introdu��o � Resolu��o de Problemas por Computador;

  • No��es b�sicas (dados, informa��o, processamento,...);

  • Estrutura de um computador;

  • Elementos constituintes do computador � hardware e software;

  • Sistemas operativos (Windows e Linux);

  • Programas.

Resumo:

Dado que todos os alunos j� conheciam as no��es b�sicas sobre Computadores e Inform�tica, na aula assumiu-se essa mat�ria dada e discutiu-se detalhadamente o conceito de problema e sua resolu��o. Evidenciou-se a import�ncia de especificar os dados, rela��es e restri��es, v�lidos num dado universo de discurso e fundamentais para determinar a solu��o do problema.

Como introdu��o ao capitulo seguinte, processamento de documentos, esteve-se a reflectir e a classificar os v�rios modelos de textos que no dia a dia � necess�rio editar e publicar com a ajuda do computador: documentos para imprimir; diapositivos para acompanhar apresenta��es; hiper-documentos para divulgar via Internet.

2� Aula  

T�picos:

  • Processamento de Documentos:

  • Estrutura��o de relat�rios e curr�culos.

Resumo:

A aula foi totalmente ocupada com a reflex�o sobre a no��o de estrutura de um texto para o escrever e divulgar na forma de um documento. Foram apresentadas tr�s formas (ou nota��es) para mostrar essa estrutura: diagram�tica (ou esquem�tica); com comandos � moda do LaTeX; com marcas � moda do XML.

Come�ou-se por constatar que todo o documento, do mais simples e curto ao mais complexo e longo, era formado por tr�s grandes partes: um cabe�alho, ou pr�logo; um corpo, ou texto principal; um rodap�, ou ep�logo.

Depois de identificada essa organiza��o comum, particularizou-se para alguns dos tipos de documentos propostos na 1� Ficha Pr�tica de introdu��o ao LaTeX. A saber: artigo para revista; memorando; parecer.

3� Aula

T�picos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estrutura��o de apresenta��es;

Resumo:

Esta aula continuou a ser totalmente ocupada com a reflex�o sobre a no��o de estrutura de um texto para o escrever e divulgar na forma de um documento, tendo sido sistematizadas, para acerto de nota��o, as tr�s formas introduzidas para mostrar essa estrutura: diagram�tica (ou esquem�tica); com comandos � moda do LaTeX; com marcas � moda do XML.

Feita essa revis�o, continuou-se a particularizar o esquema geral de organiza��o (cabe�alho, corpo e rodap�) para alguns dos tipos de documentos propostos na 1�/2� Fichas Pr�ticas de LaTeX. A saber: curriculum vitae e relat�rio.

 4� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o:

    • Levantamento e organiza��o de dados � Diagramas E/R;

    • No��o de hiper-documento;

    • Estrutura��o de sites www.

Resumo:

Nesta aula passou-se a reflectir sobre a no��o de hiper-documento para divulgar atrav�s da Internet na rede de informa��o Word Wide Web (WWW).

Falou-se dos visualizadores pr�prios da WWW (designados por "browsers"), que mostram e permitem manipular hiper-documentos escritos em HTML e analisou-se o significado de "navegar pela Internet".

Por fim, discutiu-se a estrutura dos documentos HTML, em particular de uma p�gina pessoal, no sentido de sistematizar a resolu��o do 1� problema da Ficha 4 (iniciado pragmaticamente na aula pr�ctica anterior).

5� Aula

T�picos:

  • Processamento Num�rico:

    • Import�ncia e utilidades de uma folha de c�lculo;

    • Programas para estat�stica.

 Resumo

Nesta aula continuou-se a reflectir sobre a no��o de hiper-documento e a discutir a estrutura��o de s�tios WWW (conjunto de p�ginas individuais ligados em rede) como evolu��o dos conceitos b�sicos introduzidos previamente.

Falou-se depois (e para rematar a mat�ria que n�o foi leccionada no feriado) na estrutura��o de um conjunto de diapositivos, quer para acompanhar uma apresenta��o oral, quer para uma apresenta��o "stand-alone", referindo-se as facilidades oferecidas pelo Power-Point para cada um desses casos.

6� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o (continua��o):

    • Concep��o de um sistema de informa��o.

Resumo:

Nesta aula encerrou-se a 1� unidade do programa, processamento de documentos, e inicou-se a 2� unidade lectiva: processamento num�rico.

Para introduzir essa mat�ria, optou-se por analisar o utilit�rio da Microsoft mais divulgado para apoio ao c�lculo num�rico, o Excel, tendo-se procurado caracterizar o paradigma de c�lculo incremental que o distingue; foram ainda revistas as principais funcionalidades oferecidas e os diferentes modos de trabalho.

7� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o (continua��o):

    • Cria��o e utiliza��o de base de dados.

Resumo:

N�o dei aula por ter ido a Lisboa participar (com comunica��o) na 5�CAPSI.

8� Aula

T�picos:

  • Aplica��o sistematizada de toda a mat�ria num contexto real:

    • Apresenta��o do projecto final da disciplina.

Resumo:

Nesta aula foi introduzido o SPSS, tendo sido discutida a sua filosofia (por compara��o com o Excel), objectivo e historial. Foi depois demonstrada a sua utiliza��o, atrav�s da resolu��o de um problema-exemplo.

9� Aula

T�picos:

  •  Aplica��o sistematizada de toda a mat�ria num contexto real:

    • Escolha dos projectos pelos grupos de trabalho e discuss�o dos mesmos.

Resumo:

Nesta aula foi feito um balan�o das 2 unidades program�ticas (processamento de documentos e processamento num�rico) conclu�das para depois se introduzir a pr�xima, e �ltima, unidade: Processamento de Informa��o.

Discutiu-se, ent�o, o conceito de informa��o e de sistema de informa��o, referindo-se as suas fun��es de: aquisi��o; arquivo (armazenamento classificado, ou por categorias); e pesquisa da informa��o. Neste �ltimo ponto, evidenciou-se a principal diferen�a entre um Sistema de Arquivo cl�ssico e os actuais Arquivos Electr�nicos, suportados em Bases de Dados como sendo a capacidade dos SGBDs de responderem a quest�es elaboradas (pesquisa obedecendo a condi��es de selec��o complexas).

Por fim, introduziu-se, ainda muito superficialmente, os dois conceitos b�sicos que modelam os sistemas de informa��o: Entidade e Rela��o. Come�ou-se, nesse contexto, a falar da caracteriza��o das Entidades atrav�s de Atributos.

10� Aula

T�picos:

  •  Aplica��o sistematizada de toda a mat�ria num contexto real:

    • Esclarecimento de d�vidas acerca dos projectos.

Resumo:

Toda esta aula foi dedicada ao desenvolvimento de Sistemas de Informa��o, tendo-se come�ado por rever os dois conceitos b�sicos (apresentados na aula anterior): Entidade caracterizada atrav�s de Atributos; e Rela��o.

Para o efeito recorreu-se a um exemplo rico: gest�o de uma colec��o de Obras de Arte com descri��o dos seus Autores e registo dos Empr�stimos feitos para Exposi��es diversas.

Constru�do o DER e discutida a Cardinalidade das v�rias Rela��es, passou-se a estudar a forma sistem�tica de implementar o modelo numa Base de Dados, criando uma Tabela para cada Entidade (com as colunas, ou campos, a corresponderem aos atributos mais � chave de cada registo) e acrescentando mais uma Atributo ou uma nova Tabela para materializar as Rela��es 1:N e N:N.

11� Aula

T�picos:

  • Aplica��o sistematizada de toda a mat�ria num contexto real:

    • Esclarecimento de d�vidas acerca dos projectos.

Resumo:

Feriado Nacional: Restaura��o da Independ�ncia em 1640

12� Aula

T�picos:

  •  Aplica��o sistematizada de toda a mat�ria num contexto real:

    • Esclarecimento de d�vidas acerca dos projectos.

Resumo:

Feriado Nacional: Dia de Nossa Senhora da Imaculada Concei��o.

13� Aula

T�picos:

  •  Aplica��o sistematizada de toda a mat�ria num contexto real:

    • Apresenta��o final dos projectos.

Resumo:

Balan�o final da disciplina. Esclarecimento de algumas d�vidas relativas � mat�ria e aos trabalhos.

Marca��o da data definitiva para discuss�o grupo a grupo e avalia��o dos Trabalhos Pr�ticos (17 de Janeiro).

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Planifica��o detalhada das aulas Pr�ticas 

As aulas pr�ticas t�m dura��o de 3 horas semanais e os conte�dos leccionados ser�o os seguintes:

 

1� Aula

T�picos:

  • Apresenta��o geral da disciplina:

    • Objectivos e Funcionamento

    • Avalia��o e Trabalhos Pr�ticos;

    • Programa e Bibliografia.

Resumo:

Os alunos foram informados � cerca dos objectivos e estrutura geral de funcionamento da disciplina e foram avisados sobre a obrigatoriedade de fazer os Trabalhos Pr�ticos. Foi tamb�m claramente referida a import�ncia de lerem toda a informa��o b�sica sobre a disciplina, dispon�vel atrav�s da P�gina WWW.

Quanto ao principal objectivo, foi clarificado que n�o se tratava de um curso para ensinar a trabalhar exaustivamente com um conjunto espec�fico de ferramentas inform�ticas, mas que o pretendido era levar os alunos a saber muito bem identificar o tipo de problema a resolver para: escolherem a ferramenta inform�tica mais adequada; e o analisarem devidamente de modo a estruturarem a informa��o correctamente (garantindo uma resolu��o apropriada).

2� Aula  

T�picos:

  • Processamento de Documentos:

    • Word Avan�ado;

    • Latex.  

Fichas:

(Word Avan�ado)Formata��o em Colunas
(Word Avan�ado)Cria��o de Indices
(Word Avan�ado)Cartas

(Latex, introdu��o)Cria��o de Documentos simples
(Latex, continua��o)Cria��o de Relat�rios

Material de Apoio �s fichas: Layout de um Artigo; Layout de uma Carta; Layout de um Relat�rio; Layout de uma Tese.

Resumo:

Nesta aula os alunos resolveram apenas o 1� exerc�cio da Ficha de Introdu��o ao LaTeX: "Escrita de uma artigo".

Ao realizarem com tempo e cuidado este trabalho pr�tico, devem ter atingido os 3 seguintes objectivos:

  • familiariza��o com o editor de texto WinEdt em modo LaTeX;

  • familiariza��o com o formatador de documentos LaTeX e com um visualizador de PostScript;

  • estrutura��o de um documento para imprimir do tipo "artigo"

Relativamente ao �ltimo item, o t�pico fundamental da aula, discutiu-se grupo a grupo a necessidade de dividir o texto total em partes, tornando-o num documento interessante, motivante e f�cil de ler e compreender.

3� Aula  

T�picos:

  • Processamento de Documentos:

    • PowerPoint.

Fichas:

(PowerPoint, introdu��o)Cria��o de um conjunto simples de diapositivos

Resumo:

N�o houve aula: feriado nacional.

4� Aula  

T�picos:

  •  Processamento de Documentos:

    • HTML e Constru��o de p�ginas.

Fichas:

(HTML, introdu��o)Cria��o de p�ginas HTML (hiper-documentos) simples

Resumo:

Na primeira parte da aula foi conclu�do o artigo, iniciado na aula anterior, e foram discutidos, grupo a grupo, os demais exerc�cios das Fichas 1 e 2 sobre a produ��o de documentos em LaTeX (resolvidos em casa pelos alunos).

Na segunda parte da aula transitou-se para a produ��o de p�ginas simples em HTML para divulga��o na Internet, em WWW. Iniciou-se, assim, a resolu��o do 1� problema da Ficha 4, cria��o de uma p�gina pessoal, recorrendo ao WinEdt para escrita directa do texto em HTML. Para arranque foi escolhida, em WWW, uma p�gina pessoal e analisou-se o respectivo c�digo fonte, tendo-se avan�ado por modifica��o progressiva desse documento de base.

 5� Aula  

T�picos:

  • Processamento Num�rico:

    • SPSS.

Fichas:

(SPSS, introdu��o)Realiza��o de c�lculos estat�sticos simples sobre Alunos

Resumo

Em toda esta aula os alunos continuaram a trabalhar nos documentos HTML para publica��o de P�ginas individuais, ou de grupo, em s�tios WWW, para aprofundamento e explora��o da mat�ria das aulas anteriores.

6� Aula

T�picos:

  • Processamento Num�rico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, introdu��o)Cria��o de uma folha de c�lculo

Resumo:

Em toda esta aula os alunos continuaram a trabalhar nos documentos HTML para publica��o de P�ginas de grupo, em s�tios WWW, para conclus�o da mat�ria das aulas anteriores.

7� Aula

T�picos:

  • Processamento Num�rico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, continua��o)Cria��o de um livro de c�lculo

Resumo:

Nesta aula os alunos resolveram a 1� quest�o da 1�Ficha sobre processamento num�rico, referente ao uso do Excel, e iniciaram a 2� quest�o.

Relativamente � 1� quest�o, foram discutidas diferentes abordagens ao problema, com listagem nominal dos participantes, ou simplesmente indica��o dos totais; para cada caso foram analisadas as formas diferentes de organizar e manipular a folha.

8� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o:

    • Access ou PhpMyAdmin

Fichas:

(Access, introdu��o)Desenho do DER e Cria��o de uma Base de Dados

Resumo:

Nesta aula os alunos continuaram a resolver a 1�Ficha sobre processamento num�rico, referente ao uso do Excel, tendo evolu�do para: a utiliza��o de tabelas de constantes (de modo a libertar as f�rmulas de valores fixos); a utiliza��o de v�rias folhas dentro do mesmo livro de c�lculo, com refer�ncias cruzadas; e para o uso de condi��es para classificar os resultados num�ricos.

9� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o:

    • Access ou PhpMyAdmin;

Fichas:

(Access, continua��o)Popula��o e Explora��o de uma Base de Dados

Resumo:

O tema da aula foi: Introdu��o � Pr�tica com SPSS. Para isso tivemos de usar na 1�parte da aula (2horas) outro laborat�rio, de modo a ser poss�vel resolver a Ficha 7, tendo sido resolvidas as quest�es propostas e explorado outras facetas da ferramenta.

Na 2� parte da aula continuaram a resolver problemas sobre processamento num�rico em Excel, com vista a sedimentar os conhecimentos anteriormente aprendidos.

Tamb�m se aproveitou para decidir junto de cada grupo o tema do Trabalho Pr�tico a realizar, sendo ent�o especificado o que se pretendia com o relat�rio de projecto (a escrever em LaTeX) e deixando-se estabelecidas as 2 primeiras fases: cria��o de um s�tio em WWW em HTML; e constru��o de uma apresenta��o (conjunto de diapositivos) em PowerPoint. Os enunciados acordados est�o acess�veis nesta p�gina da disciplina na rubrica "Material de Apoio, Exames e TPs".

10� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o:

    • Access ou PhpMyAdmin

Fichas:

Resumo:

Nesta aula os alunos continuaram essencialmente a resolver problemas sobre processamento num�rico em Excel, com vista a sedimentar os conhecimentos anteriormente aprendidos e acabar o exerc�cio de criar um livro com v�rias folhas.

Terminada esta parte, acedeu-se ent�o � Ficha sobre Sistemas de Informa��o e os alunos estiveram a conceber no papel o modelo Entidades-Rela��es do problema proposto de modo a desenhar o DER que suportar� a cria��o da Base de Dados.

Tamb�m se aproveitou para ver fichas de exerc�cios em Power Point que os alunos resolveram fora da aula e para verificar junto de cada grupo a estrutura pensada para o Relat�rio de Desenvolvimento do Trabalho Pr�tico que ter� de ser desenvolvido em LaTeX e entregue no fim do projecto.

11� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o e Documentos:

    • FrontPage avan�ado e Access.

Fichas:

Resumo:

Terminada a concep��o do modelo Entidades-Rela��es do problema proposto na Ficha sobre Sistemas de Informa��o, os alunos estiveram a criar e come�aram a explorar a Base de Dados de acordo com o DER desenhado na aula anterior e verificado no in�cio desta aula.

12� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o e Documentos:

    • Dreamweaver.

Fichas:

Resumo:

Nesta aula o trabalho central continuou em torno do modelo Entidades-Rela��es do problema proposto na Ficha sobre SI (revis�o das ideias com alguns dos grupos) e do exemplo das aulas te�ricas (Obras de Arte) e da cria��o das tabelas, liga��es e formul�rios, bem como a sua explora��o atrav�s da cria��o de consultas. Em suma, a aula foi basicamente dedicada � consolida��o de ideias j� expostas mas ainda n�o devidamente consolidadas pelos alunos.

Al�m disso, e tal como na aula anterior, continuou-se a discutir a n�vel de cada grupo a proposta que traziam sobre o Relat�rio de Projecto (TP1) (confrontando como o que � esperado de tal mem�ria descritiva) e a validar as ideias que alguns grupos j� tinham para os diapositivos, ou outras componentes do TP.

13� Aula

T�picos:

  • Processamento de Informa��o e Documentos:

    • Dreamweaver.

Fichas:

Resumo:

Nesta aula o trabalho central continuou em torno dos problemas propostos sobre Sistemas de Informa��o e Bases de Dados, para conclus�o dos exerc�cios iniciados; tamb�m se usou a aula para discuss�o/conclus�o de outros problemas enunciados na disciplina.

Para fechar o semestre e a mat�ria, discutiu-se a necessidade de criar p�ginas WWW din�micas (de modo a exibir informa��o sempre actual) e falou-se como tal pode ser feito � custa de interliga��o dos documentos HTML com bases de dados, via linguagens como Php, JavaScript ou outras.

 

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