Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
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Análise e Visualização de Dados | 13549 [ML29ML2900006169] | Mestrado em Humanidades Digitais [MHDIG] | S2 | José João Antunes Guimarães Dias Almeida |
Objetivos | Esta Unidade Curricular constitui uma primeira abordagem à análise e visualização de dados. A UC serve de introdução a questões de caráter básico, interdisciplinares e aplicadas à comunicação de informação quantitativa por meio da visualização e análise dos dados. Os objetivos principais da Unidade Curricular são a transmissão de conhecimento e formação de competências que ajudem a representar, analisar e contextualizar dados, transformando-os em informação compreensível sobre a qual se possam fazer novas perguntas. Os conteúdos programáticos foram selecionados em função da sua relevância para a consecução dos objetivos traçados, tendo em conta o perfil heterogéneo dos alunos alvo. |
Programa | 1. A visualização de dados 2. História da visualização de dados 3. A perceção visual para comunicar informação quantitativa 4. Infografias 5. Bibliotecas digitais 6. Bases de dados lexicais. Visualização do léxico e das relações semânticas. WordNet; Ontologias 7. Análise e visualização de redes 8. Visualização de séries temporais 9. Ferramentas para a visualização de dados |
Bibliografia | Bertin, J. (1977). La graphique et le traitement graphique de l’information. Paris: Flammarion. Cairo, A. (2008). Infografía 2.0. Visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut. Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. San Francisco: New Riders. Few, S. (2004). Show Me the Numbers: Designing Tables and Graphs to Enlighten. Oakland: Analytics Press. Huff, D. (1954). How to Lie with Statistics. Harmondsworth: Penguin Books. Tufte, E. (1993). The Visual Display of Quantitative Information. Cheshire, CT: Graphics Press. |
Resultados da aprendizagem | No final da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de: - identificar e aplicar bases teóricas e práticas para extração, análise e visualização de dados; - aplicar conhecimentos estatísticos na visualização de dados; - usar métodos de análise e visualização para comunicar informação quantitativa; - utilizar técnicas de representação do conhecimento em bibliotecas digitais; - aplicar técnicas de visualização em bases de dados lexicais. |
Método de avaliação | Avaliação contínua. |
Funcionamento | Turno: TP 1; Docente: José João Antunes Guimarães Dias Almeida; Dep.: DI; Horas: 15. Turno: TP 1; Docente: Álvaro Iriarte Sanromán; Dep.: DEPL; Horas: 15. |