Objetivos | Esta Unidade curricular começa por fazer uma abordagem histórica aos principais sistemas de telecomunicações, desde o sistema telefónico às redes integradas digitais de banda larga. Deste modo, é efetuado um estudo geral sobre a evolução tecnológica dos principais sistemas instalados, que permite introduzir um conjunto de conceitos, teorias e ferramentas necessários ao desenvolvimento e integração das aprendizagens. A sequência dos temas leva os alunos a compreender os novos desafios colocados às redes de comunicações, permitindo-lhes conhecer e selecionar as tecnologias mais adequadas, e a melhor integrar o respetivo enquadramento teórico. De forma a consolidar todos os conceitos os alunos realizam alguns trabalhos experimentais, envolvendo a caraterização, análise e planeamento de redes com diferentes abordagens tecnológicas. |
Programa | 1. Introdução às Redes de Acesso e Core Redes de Acesso, Metropolitanas e de Longa Distância Planeamento e Arquitetura de Redes de Core 2. Infraestruturas de telecomunicações Tecnologias e Componentes de Redes Óticas, multiplexagem WDM Hierarquias Digitais e SDH (SONET) Carrier Ethernet 3. Redes de Transporte e Integração de Serviços Redes de Transporte Ótico Redes MPLS |
Bibliografia | S. Kangovi, Peering Carrier Ethernet Networks, Morgan Kaufmann Ed., ISBN: 9780128092491, 2016 R. Ramaswami, K. Sivarajan, G. Sasaki, ”Optical Networks: A Practical Perspective”, 3rd Ed, Elsevier Inc., 2010 John F. Wakerly, Digital Design, Principles and Practices (Fourth Edition), Prentice Hall, ISBN 0-13-089896-1, 2005 K.G. Szarkowicz, A. S. Monge, MPLS in the SDN Era, O'Reilly Media, Inc., ISBN: 9781491905449, 2015 A. Gumaste and Tony Antony, ”First Mile Access Networks and Enabling Technologies”, Cisco Press, 2004 |
Resultados da aprendizagem | - Compreender os conceitos teóricos que suportam os sistemas de transmissão digital - Compreender a arquitetura e compromissos envolvidos no desenho e gestão de redes de acesso e de núcleo - Compreender a evolução tecnológica das infraestruturas de telecomunicações - Discutir a utilização das tecnologias em diferentes cenários de interligação em rede - Dominar os princípios subjacentes à multiplexagem e comutação para suportar diferentes serviços de rede. |
Método de avaliação | Avaliação contínua, que integra 3 elementos de avaliação, dois testes para avaliação teórica e uma avaliação dos trabalhos práticos, que podem integrar a análise de artigos científicos. A classificação teórica não deve ser menor que 8.0 (com peso de 40% a 50%) e a classificação teórico-prática deve ser superior a 9.5 (com peso de 50% a 60%). A classificação teórica pode ser recuperada em todas as épocas de exame definidas. |