Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
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Ciência de Dados Quântica | 14920 [ME80ME8002006777] | Mestrado em Engenharia Física [MEF] | S2 | Luís Paulo Peixoto Santos |
Objetivos | O tópico 1 dos conteúdos programáticos suporta RA4 ao explicitar as limitações associadas às abordagens quânticas e ao permitir a caracterização dessas mesmas limitações usando métricas baseadas na complexidade. Os tópicos 2 a 7 introduzem um leque alargado de algoritmos apropriados a diferentes problemas associados aos dados e envolvendo uma diversidade de requisitos no que respeita aos recursos quânticos. A familiaridade com estas abordagens suporta RA1 e RA2. O trabalho teórico prático desenvolvido ao longo do curso no contexto dos mesmos tópicos (2 a 7) suporta RA3. |
Programa | 1. Ciência de Dados quântica: motivação. Vantagem quântica: complexidade do modelo e de amostragem. 2. Codificação quântica de dados. 3. Métodos de aprendizagem baseados em álgebra: PCA, SVM, HLL, LSQ. 4. Abordagens variacionais: VQE e QAOA. 5. Aprendizagem quântica não supervisionada: clustering. 6. Aprendizagem quântica por reforço. 7. Computação quântica adiabática: QUBO e modelo de Ising. |
Bibliografia | Maria Schuld and Francesco Petruccione, “Supervised Learning with Quantum Computers”, Springer, 2018. (https://doi.org/10.1007/978-3-319-96424-9). Peter Wittek, “Quantum Machine Learning: what Quantum Computing means to Data Mining”, Elsevier Academic Press, ISBN: 978-0-12-800953-6, 2014. |
Resultados da aprendizagem | Esta unidade curricular tem por objectivo principal proporcionar conhecimentos e desenvolver competências na área da Ciência de Dados assistida pela Computação Quântica. Coloca-se um ênfase especial na Aprendizagem Máquina utilizando recursos quânticos. Um estudante que completa esta unidade curricular com sucesso deve estar apto para: RA1. Identificar, na área da Ciência de Dados, oportunidades para utilização de recursos quânticos RA2. Conceber soluções do foro da computação quântica para problemas relacionados com a exploração de dados RA3. Implementar algoritmos híbridos (clássico + quântico) de aprendizagem RA4. Identificar limitações (actuais e no médio prazo) associadas à ciência de dados quântica RA5. Exibir uma capacidade de expressão escrita e oral adequada à comunicação de abordagens, expectativas, resultados e limitações, promovendo a linguagem como ferramenta de expressão e construção de pensamentos, ideias e argumentos próprios, alicerçados no espírito crítico. |
Método de avaliação | A avaliação envolve duas dimensões: prova escrita e projecto. O peso relativo de qualquer uma delas variará num intervalo de 40% a 60%. O projecto será realizado em grupos de 2 ou 3 estudantes e versarão um problema real de média dimensão. O projecto abrangerá diversos estágios: - identificação, delimitação e formulação do problema a tratar - concepção, desenvolvimento e avaliação da(s) solução(ções) - escrita de relatório sucinto e completo sobre o trabalho realizado - apresentação oral do trabalho desenvolvido. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: Luís Paulo Peixoto Santos; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: TP 1; Docente: André Manuel Resende Sequeira; Dep.: DI; Horas: 30. |