Departamento de Informática (UM)

Página de Unidade Curricular 🇬🇧

DesignaçãoCódigoCursoRegimeRegente

Engenharia Física Aplicada

14918 [ME80ME8002006770]

Mestrado em Engenharia Física [MEF]

S1

Luís Miguel Valente Gonçalves

Objetivos

Os conteúdos programáticos desta UC são abertos no sentido em que dependem do conjunto de especialistas que dará os seminários em cada ano académico. A componente de interacção entre os alunos e os especialistas é realçada nos objectivos de aprendizagem, bem como a capacidade de síntese a partir desta interacção e da revisão da literatura em tópicos que não formam necessariamente parte do currículo formal das UCs do MEFis. O objectivo de alargamento da experiência dos alunos a um ambiente extra-universitário, pelo contacto com engenheiros e projectos de engenharia do mundo profissional, é também coerente com o conteúdo programático proposto.

Programa

A Unidade Curricular organiza-se em torno de seminários proferidos por especialistas nacionais e internacionais, com investigação atual relevante na área de Engenharia Física, assim como de visitas de estudo a empresas e instituições de investigação. Na sequência destes encontros, os alunos realizarão trabalhos de pesquisa de caracter monográfico. Serão dessa forma cobertos os desenvolvimentos mais recentes das técnicas usadas em Engenharia Física. Os tópicos a abordar, e os especialistas a convidar que os discutirão, deverão distribuir-se uniformemente entre temas de Dispositivos, Microssistemas e Nanotecnologias e de Física da Informação.

Bibliografia

Khan, M., & Panigrahi, S. (2016). Principles of Engineering Physics 1. Cambridge: Cambridge University Press. doi:10.1017/9781316876947.016.

Khan, M., & Panigrahi, S. (2016). Principles of Engineering Physics 2. Cambridge: Cambridge University Press. doi:10.1017/9781316876961.

Vinck, D. (2014). Engineering practices. The Knowledge of Action, Revue d'anthropologie des connaissances, 2014/2 (Vol. 8, n° 2), p. a-s. DOI: 10.3917/rac.023.0226. URL: https://www.cairn.info/revue-anthropologie-des-connaissances-2014-2-page-a.htm.

Resultados da aprendizagem

- Desenvolver projetos de engenharia física de cariz multidisciplinar explorando as interfaces entre áreas científicas
Para a Área de Especialização em Dispositivos, Microssistemas e Nanotecnologias
- Discutir os novos paradigmas de modelização de materiais e dispositivos estruturados, em escalas extremamente reduzidas, em que as leis da Física seguem novos regimes
- Desenhar processos de micro e nanofabricação de materiais e dispositivos estruturados adaptando as regras de engenharia para a obtenção de propriedades e desempenho que vão para além do estado da arte
- Projetar, desenvolver e caracterizar sistemas de instrumentação baseados em microcontroladores com especificações adaptadas ao ambiente de aquisição
Para a Área de Especialização em Física da Informação
- Utilizar a física quântica como paradigma de computação para elevar a potência de computação a níveis nunca vistos
- Desenvolver algoritmos quânticos em linguagens de programação dedicadas

Método de avaliação

Assiduidade, realização e apresentação de um trabalho monográfico perante um júri.


Funcionamento

Turno: TC 1; Docente: Luís Miguel Valente Gonçalves; Dep.: DEI; Horas: 15.
Turno: OT 1; Docente: Luís Paulo Peixoto Santos; Dep.: DI; Horas: 15.
Turno: S 1; Docente: Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira Carneiro; Dep.: DF; Horas: 15.

[ Outras UCs do Departamento ]