Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
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Aprendizagem e Extração de Conhecimento | 14850 [ME79ME7903005459] | Mestrado em Engenharia Biomédica [MEB] | S1 | José Manuel Ferreira Machado |
Objetivos | Os conteúdos programáticos cobrem de forma transversal os três componentes principais da Unidade Curricular, apresentando modelo, técnicas, metodologias e ferramentas para a resolução dos problemas. |
Programa | 1. Sistemas de suporte à decisão (Datawarehousing e Processamento Analítico de Dados). 2. Extração e descoberta de conhecimento. 3. Estudos de complexidade. |
Bibliografia | Mitchell, T. (1997). Machine Learning. New York: McGraw-Hill. Witten, I. & Frank, E. (2005). Data mining: practical machine learning tools and techniques with Java implementations. San Francisco, Calif: Morgan Kaufmann. Machado, J. & Abelha, A. (2016). Applying business intelligence to clinical and healthcare organizations. Hershey PA: Medical Information Science Reference. |
Resultados da aprendizagem | - Definir os principais conceitos relacionados com Sistemas de suporte à decisão, processamento analítico de dados, Data Warehousing, Mineração de Dados e Aprendizagem Máquina. - Avaliar as aplicações de software nas áreas anteriores. - Selecionar as metodologias apropriadas e aplicar software disponível mais recomendado na resolução de problemas reais de análise de dados e tomada de decisão na área biomédica. - Analisar os resultados de ferramentas de Processamento Analítico ou Mineração de Dados de forma a poder tirar conclusões úteis da sua utilização. - Conhecer e ser capaz de implementar os principais algoritmos relacionados com técnicas de Aprendizagem Máquina e Mineração de Dados. |
Método de avaliação | Estudo dirigido; Ensino por fichas; Ensino por módulos. Métodos de Ensino Socializado: Discussão em pequenos grupos; Discussão dirigida; Brainstorming; Palestra. Métodos de Ensino Sócio Individualizado: Projeto; Problemas; Pesquisa. Métodos de avaliação A avaliação envolve dois instrumentos: um trabalho, de carácter individual, concretizando uma componente prática, e um trabalho de desenvolvimentos experimentais e escritos, a realizar em grupo. Tanto a componente individual como a componente de grupo têm limite de execução temporal. A classificação final é dada na forma: - 50% da classificação provém da componente prática individual - 50% da classificação provém da componente prática de grupo. É obrigatório ter classificação positiva em todos os instrumentos de avaliação. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: José Manuel Ferreira Machado; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 1; Docente: Hugo Daniel Abreu Peixoto; Dep.: DI; Horas: 30. |