Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
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Sistemas Interativos Confiáveis | 14618 [ME78ME7800006557] | Mestrado em Engenharia Informática [MEINF] | S2 | José Francisco Creissac Freitas Campos |
Objetivos | Os conteúdos programáticos foram concebidos de modo a que, num primeiro módulo introdutório, sejam abordados e discutidos os principais tópicos relevantes para uma consciencialização da necessidade de considerar a confiabilidade do binómio utilizador-sistema na concepção de sistemas interactivos; num segundo módulo, é discutida a necessidade de integração de técnicas de modelação e análise formais no processo de desenvolvimento centrado no utilizador; são depois fornecidas as ferramentas necessárias para a análise dos sistemas, quer durante a fase de concepção, quer durante a fase de implementação. Para suportar o desenvolvimento das interfaces, são ainda abordadas tecnologias e padrões de desenvolvimento web. |
Programa | 1. A noção de erro em Interacção Humano-Computador (erro humano vs erro de uso; taxonomias; técnicas de análise de erros) 2. Integração de técnicas de modelação e análise rigorosas no processo de concepção centrado no utilizador 3. Técnicas e ferramentas de análise baseada em modelos para sistemas interactivos (modelação da interacção e das interfaces; animação dos modelos; prototipagem; verificação) 4. Tecnologias web para desenvolvimento de interfaces com o utilizador (padrões arquitecturais e de IHC, independência de camadas, responsive web design, adaptação ao contexto, tecnologias client side vs. server side) 5. Ferramentas de teste automatizado de interfaces com o utilizador (capture-replay; geração de testes a partir de modelos; execução automatizada dos testes) 6. Técnicas de avaliação empírica sumativa |
Bibliografia | Human-Computer Interaction, third edition. A. Dix et al. (2004), Pearson/Prentice-Hall. Foundations for Designing User-Centered Systems. F.E. Ritter et al. (2014), Springer. Engineering a Safer World: Systems Thinking Applied to Safety. N.G. Leveson (2011), The MIT Press. The Handbook of Formal Methods in Human-Computer Interaction. B. Weyers et al., editors (2017), Springer. Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests, 2nd Edition. J. Rubin & D. Chisnell, Wiley. Research Methods for Human–Computer Interaction. P. Cairns & A.L. Cox (2008), Cambridge University Press. |
Resultados da aprendizagem | Os alunos deverão ser capazes de: - Compreender a importância do factor humano na confiabilidade de sistemas computacionais interactivos - Conceber sistemas computacionais interactivos tendo em atenção aspectos de usabilidade e confiabilidade - Compreender as potencialidades e limitações de diferentes técnicas de avaliação de interfaces - Avaliar modelos de sistemas computacionais interactivos recorrendo a técnicas adequadas - Desenvolver camadas de interface com o utilizador fiáveis e seguras para aplicações Web - Avaliar interfaces de aplicações Web recorrendo a técnicas adequadas |
Método de avaliação | A metodologia de avaliação considera duas componentes. Uma individual, um exame escrito, que afere a compreensão dos conceitos bem como a capacidade de os aplicar. Outra continua, e de trabalho em equipa, que considera o trabalho em sala de aula e a realização do projeto, que afere a capacidade de aplicação dos conhecimentos transmitidos. O exame escrito tem um peso na classificação final que se situa entre 40% a 50%, valendo a componente continua entre 50% a 60%. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 15. Turno: PL 1; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 30. |