Programa | 1. Dados 2. Dados, Informação e Conhecimento 3. Dados Estruturados, Não Estruturados e Híbridos 4. Extração de Conhecimento de Dados 5. Caracterização do Processo de Extração de Conhecimento 6. Experimentação com Ferramentas de Extração de Conhecimento 7. Resolução de Casos de Estudo e Aplicação Prática 8. Sistemas de Aprendizagem 9. Aprendizagem Automática 10. Aprendizagem Supervisionada 11. Aprendizagem Não-supervisionada 12. Aprendizagem por Reforço 13. Redes Neuronais 14. Conjunto de Modelos 15. Computação Natural 16. Computação Evolucionária 17. Inteligência de Enxames |
Bibliografia | Machine Learning, T. Michell, McGraw Hill, ISBN ISBN 978-1259096952, 2017. Introduction to Machine Learning. Alpaydin, E. ISBN: 978-0-262-02818-9. Published by The MIT Press, 2014. Computational Intelligence: An Introduction, Engelbrecht A., Wiley & Sons. 2nd Edition, ISBN 978-0470035610, 2007. The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction; Hastie, T., R. Tibshirani, J. Friedman; 12nd Edition; Springer; ISBN 978-0387848570, 2016. Machine Learning: A Probabilistic Perspective; K.P. Murphy; 4th Edition; The MIT Press, ISBN 978-0262018029, 2012. |
Resultados da aprendizagem | - Apresentar uma visão geral da Aprendizagem Automática, com ênfase na utilidade e aplicação das diferentes abordagens, em particular supervisionada, não-supervisionada e por reforço; - Compreender os desafios inerentes à aprendizagem automática a partir de dados; - Selecionar, tratar e processar dados para treino de sistemas de Aprendizagem Automática; - Conhecer e aplicar os algoritmos mais comuns de aprendizagem, reconhecendo o domínio de aplicação de cada um; - Selecionar e implementar modelos de computação natural na resolução de problemas reais. |
Método de avaliação | A avaliação da aprendizagem envolve dois instrumentos de avaliação: trabalhos práticos de desenvolvimento (com peso de 50% a 60%) e uma prova escrita (com peso de 40% a 50%). A classificação final é calculada pela ponderação dos diversos instrumentos de avaliação. É considerado aprovado o aluno cuja classificação final seja superior ou igual a 10 (dez) valores. Para o cálculo da classificação final podem-se estabelecer notas mínimas, sendo que, para instrumentos de avaliação de cariz prático, esta nota mínima não pode ser inferior a 10 (dez) valores. |