Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
---|
Análise Inteligente em Sistemas de "Big Data" | 14605 [ME37ME3700007146] | Mestrado em Bioinformática [MBINF] | S2 | José Manuel Ferreira Machado |
Objetivos | |
Programa | 1. Modelos, técnicas e tecnologias de Business Intelligence 2. Processo ETL 3. Estrutura funcional das Bases de dados multidimensionais 4. Análise de dados com ferramentas OLAP 5. Ferramentas de modelação 6. Sistemas de Processamento Analítico 7. Algoritmos e estruturas de dados para o processamento analítico de dados 8. Otimização e reestruturação dinâmica de cubos 9. Sistemas de Apoio à decisão inteligente 10. Monitorização de indicadores, reporting e dashboarding 11. Plataformas de Business Intelligence 12. Vistas |
Bibliografia | Harisson G., Next Generation Databases: NoSQL and Big Data, Apress, 2015. Mullins, C., Database Administration: The Complete Guide to Practices and Procedures, Addison Wesley Pub, 2002. |
Resultados da aprendizagem | - Definir os principais conceitos relacionados com Sistemas de business intelligence. - Selecionar as metodologias apropriadas para os processos de ETL e aplicar software disponível na resolução de problemas reais de análise de dados e tomada de decisão. - Compreender as técnicas de modelação de dados multidimensionais. - Avaliar aplicações de software nas áreas anteriores. - Analisar os resultados de ferramentas de Processamento Analítico e monitorização de indicadores, reporting e dashboarding. - Estudar as técnicas de otimização. - Ser capaz de utilizar plataforma de business intelligence. |
Método de avaliação | Estudo dirigido; Ensino por fichas; Ensino por módulos. Métodos de Ensino Socializado: Discussão em pequenos grupos; Discussão dirigida; Brainstorming; Palestra. Métodos de Ensino Sócio Individualizado: Projeto; Problemas; Pesquisa. Métodos de avaliação A avaliação envolve dois instrumentos: um trabalho, de carácter individual, concretizando uma componente prática, e um trabalho de desenvolvimentos experimentais e escritos, a realizar em grupo. Tanto a componente individual como a componente de grupo têm limite de execução temporal. A classificação final é dada na forma: - 50% da classificação provém da componente prática individual; - 50% da classificação provém da componente prática de grupo. É obrigatório ter classificação positiva em todos os instrumentos de avaliação. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: José Manuel Ferreira Machado; Dep.: DI; Horas: 0. Turno: PL 1; Docente: José Manuel Ferreira Machado; Dep.: DI; Horas: 0. |