Objetivos | O conteúdo programático proposto foi desenhado para satisfazer o grande objetivo da UC: Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial, com ênfase na utilidade e aplicação das diferentes abordagens de resolução de problemas. A sequência definida para a apresentação e discussão dos diversos tópicos do programa foi definida como um processo de desenvolvimento de um Sistema Inteligentes, introduzindo gradualmente e naturalmente as diferentes abordagens a representação de conhecimento e métodos de resolução de problemas. |
Bibliografia | Artificial Intelligence: A Modern Approach, Stuart Russell and Peter Norvig, (3rd Edition), ISBN 978-9332543515, 2015. An Introduction to Multiagent Systems, M. Wooldrige John Wiley & Sons, 2nd Edition, ISBN 978-0470519462, 2009. Introduction to Machine Learning. Alpaydin, E. ISBN: 978-0-262-02818-9. Published by The MIT Press, 2014. Machine Learning, T. Michell, McGraw Hill, ISBN ISBN 978-1259096952, 2017. Inteligência Artificial-Fundamentos e Aplicações, E.Costa, A.Simões; FCA, ISBN: 978-972-722-340-4, 2008. |
Resultados da aprendizagem | - Demonstrar uma visão geral da Inteligência Artificial, com ênfase na utilidade e aplicação das diferentes abordagens de resolução de problemas; - Aplicar o modelo lógico de representação de conhecimento; - Demonstrar mecanismos de raciocínio para a resolução de problemas; - Criar sistemas de resolução de problemas suportados por modelos de Inteligência Distribuída e/ou modelos de Aprendizagem Automática; - Implementar o modelo de representação de conhecimento, raciocínio e de aprendizagem mais adequado à resolução de problemas reais em contextos de Engenharia Aeroespacial. |
Método de avaliação | A avaliação da aprendizagem envolve dois instrumentos de avaliação: trabalhos práticos de desenvolvimento (com peso de 50% a 60%) e uma prova escrita (com peso de 40% a 50%). A classificação final é calculada pela ponderação dos diversos instrumentos de avaliação. É considerado aprovado o aluno cuja classificação final seja superior ou igual a 10 (dez) valores. Para o cálculo da classificação final podem-se estabelecer notas mínimas, sendo que, para instrumentos de avaliação de cariz prático, esta nota mínima não pode ser inferior a 10 (dez) valores. |