Departamento de Informática (UM)

Página de Unidade Curricular 🇬🇧

DesignaçãoCódigoCursoRegimeRegente

Computação Gráfica

14315 [J306N2]

Licenciatura em Engenharia Informática [ENGINF]

S6

António José Borba Ramires Fernandes

Objetivos

Esta UC aborda o desenvolvimento de sistemas de computação gráfica, interativos em tempo real, baseado nos seus fundamentos teóricos e aplicação dos mesmos.

Programa

1. Referenciais e transformações geométricas;
2. Pipeline de transformações geométricas;
3. Construção de cenários 3D complexos através de primitivas simples e transformações geométricas, e visualização através de uma câmara virtual
4. Algoritmos de iluminação local e global
5. Modelos de iluminação local.
6. Texturas: aplicação e definição de coordenadas de textura.
7. Análise de desempenho.
8. Partição espacial, View frustum culling
9. Algoritmos gráficos, por exemplo para geração de sombras em tempo real.

Bibliografia

OpenGL Programming Guide, 6th edition, Shreiner, Woo, Neider, Davis, Addison Wesley.

"Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley. Mathematics for 3D Game Programming and Computer Graphics;Eric Lengyel;Delmar Cengage Learning Publishing; 3rd edition; 2011.

Resultados da aprendizagem

Os formandos devem desenvolver as seguintes competências com a frequência deste módulo:
- Caracterizar as transformações geométricas e os referenciais utilizados na computação gráfica;
- Aplicar transformações geométricas para construção de modelos complexos e posicionamento da câmara;
- Identificar os pontos fortes e fracos dos algoritmos de iluminação local vs iluminação global
- Identificar os pontos fortes e fracos dos modelos de iluminação de Gouraud e Phong;
- Aplicar texturas e definir coordenadas de textura;
- Analisar soluções do ponto de vista do desempenho recorrendo a profilers.
- Utilizar apropriadamente soluções de eliminação de geometria, recorrendo a partição espacial.
- Analisar algoritmos gráficos, por exemplo algoritmos para geração de sombras em tempo real

Método de avaliação

40-60% trabalho prático; 40-60% exame escrito.

Funcionamento

Turno: T 1; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 1; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 2; Docente: Carlos Peixoto Antunes de Castro; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 3; Docente: Paulo Alexandre Ferreira Barbosa; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 4; Docente: Paulo Alexandre Ferreira Barbosa; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 5; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 6; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30.

[ Outras UCs do Departamento ]