Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
---|
Computação Gráfica | 14315 [J306N2] | Licenciatura em Engenharia Informática [ENGINF] | S6 | António José Borba Ramires Fernandes |
Objetivos | Esta UC aborda o desenvolvimento de sistemas de computação gráfica, interativos em tempo real, baseado nos seus fundamentos teóricos e aplicação dos mesmos. |
Programa | 1. Referenciais e transformações geométricas; 2. Pipeline de transformações geométricas; 3. Construção de cenários 3D complexos através de primitivas simples e transformações geométricas, e visualização através de uma câmara virtual 4. Algoritmos de iluminação local e global 5. Modelos de iluminação local. 6. Texturas: aplicação e definição de coordenadas de textura. 7. Análise de desempenho. 8. Partição espacial, View frustum culling 9. Algoritmos gráficos, por exemplo para geração de sombras em tempo real. |
Bibliografia | OpenGL Programming Guide, 6th edition, Shreiner, Woo, Neider, Davis, Addison Wesley. "Interactive Computer Graphics", Edward Angel, Addison Wesley. Mathematics for 3D Game Programming and Computer Graphics;Eric Lengyel;Delmar Cengage Learning Publishing; 3rd edition; 2011. |
Resultados da aprendizagem | Os formandos devem desenvolver as seguintes competências com a frequência deste módulo: - Caracterizar as transformações geométricas e os referenciais utilizados na computação gráfica; - Aplicar transformações geométricas para construção de modelos complexos e posicionamento da câmara; - Identificar os pontos fortes e fracos dos algoritmos de iluminação local vs iluminação global - Identificar os pontos fortes e fracos dos modelos de iluminação de Gouraud e Phong; - Aplicar texturas e definir coordenadas de textura; - Analisar soluções do ponto de vista do desempenho recorrendo a profilers. - Utilizar apropriadamente soluções de eliminação de geometria, recorrendo a partição espacial. - Analisar algoritmos gráficos, por exemplo algoritmos para geração de sombras em tempo real |
Método de avaliação | 40-60% trabalho prático; 40-60% exame escrito. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 1; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 2; Docente: Carlos Peixoto Antunes de Castro; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 3; Docente: Paulo Alexandre Ferreira Barbosa; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 4; Docente: Paulo Alexandre Ferreira Barbosa; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 5; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 6; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30. |