Departamento de Informática (UM)

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Interface Pessoa-Máquina

14314 [J306N1]

Licenciatura em Engenharia Informática [ENGINF]

S6

José Francisco Creissac Freitas Campos

Objetivos

Num primeiro módulo introdutório, são discutidos os principais tópicos relevantes para uma consciencialização da necessidade de aspetos de usabilidade serem considerados na conceção de interfaces com o utilizador. Num segundo módulo, são fornecidas as ferramentas necessárias quer à conceção das interfaces com o utilizador, quer à avaliação das interfaces concebidas, utilizando diferentes técnicas, em função da fase do processo e dos objetivos dessa avaliação. Finalmente, transmitem-se competências de desenvolvimento da camada de interface pessoa-máquina com recurso a tecnologias Web, tendo em consideração quais os padrões arquiteturais que garantem a preservação da independência entre camadas.

Programa

1.1. O Humano – Arquitecturas, processos e modelos cognitivos
1.2. O Computador – Dispositivos e estilos de interacção
1.3. Definição de usabilidade – normas relevantes
2. Desenvolvimento centrado no utilizador
2.1. Análise dos utilizadores
2.2. Análise e modelação de tarefas
2.3. Prototipagem de interfaces -- protótipos de baixa e alta fidelidade
2.4. Padrões de desenho de interfaces
2.5. Avaliação de interfaces
2.5.1. Tipos de avaliação (empírica vs. analítica; formativa vs. sumativa)
2.5.2. Avaliação preditiva
2.5.3. Avaliação por inspecção
2.5.4. Testes com utilizadores (preparação, execução e análise dos resultados)
3. Tecnologias de desenvolvimento Web
3.1. Programação por eventos
3.2. Padrões arquitecturais
3.3. Tecnologias "server side" vs. tecnologias "cliente side"
3.4. Interfaces adaptativas

Bibliografia

Introdução ao Design de Interfaces, terceira edição. M.J. Fonseca, P. Campos e D. Gonçalves (2017), FCA.

Human-Computer Interaction, third edition. A. Dix et al. (2004), Pearson/Prentice-Hall.

Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design, 3rd edition. J. Tidwell et al. (2020), O'Reilly.

Resultados da aprendizagem

Os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o conceito de Usabilidade
- Analisar um problema de desenvolvimento de software numa perspectiva centra no utilizador
- Conceber interfaces com o utilizador com consideração por aspectos de usabilidade
- Avaliar as interfaces concebidas com recurso às técnicas mais apropriadas
- Desenvolver camadas de interface com recurso a tecnologia Web
- Desenvolver camadas de interface que suportem uma evolução independente da das camadas de lógica de negócio e de dados.

Método de avaliação

A metodologia de avaliação considera duas componentes. Uma individual, através de um exame escrito final, em que é aferida a compreensão dos conceitos bem como a capacidade de os aplicar. Outra de trabalho em equipa, através do desenvolvimento dos projectos em sala de aula, em que é aferida a capacidade de aplicação dos conhecimentos transmitidos. O exame escrito tem um peso na classificação final que se situa entre 50% a 60%, ituando-se o do trabalho em equipa entre 40% a 60%.

Funcionamento

Turno: T 1; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 1; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 2; Docente: Daniel Rodrigues Pacheco Murta; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 3; Docente: Daniel Rodrigues Pacheco Murta; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 4; Docente: Rafael Braga Gomes Costa; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: PL 5; Docente: Rafael Braga Gomes Costa; Dep.: DI; Horas: 30.

[ Outras UCs do Departamento ]