Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
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Interface Pessoa-Máquina | 14314 [J306N1] | Licenciatura em Engenharia Informática [ENGINF] | S6 | José Francisco Creissac Freitas Campos |
Objetivos | Num primeiro módulo introdutório, são discutidos os principais tópicos relevantes para uma consciencialização da necessidade de aspetos de usabilidade serem considerados na conceção de interfaces com o utilizador. Num segundo módulo, são fornecidas as ferramentas necessárias quer à conceção das interfaces com o utilizador, quer à avaliação das interfaces concebidas, utilizando diferentes técnicas, em função da fase do processo e dos objetivos dessa avaliação. Finalmente, transmitem-se competências de desenvolvimento da camada de interface pessoa-máquina com recurso a tecnologias Web, tendo em consideração quais os padrões arquiteturais que garantem a preservação da independência entre camadas. |
Programa | 1.1. O Humano – Arquitecturas, processos e modelos cognitivos 1.2. O Computador – Dispositivos e estilos de interacção 1.3. Definição de usabilidade – normas relevantes 2. Desenvolvimento centrado no utilizador 2.1. Análise dos utilizadores 2.2. Análise e modelação de tarefas 2.3. Prototipagem de interfaces -- protótipos de baixa e alta fidelidade 2.4. Padrões de desenho de interfaces 2.5. Avaliação de interfaces 2.5.1. Tipos de avaliação (empírica vs. analítica; formativa vs. sumativa) 2.5.2. Avaliação preditiva 2.5.3. Avaliação por inspecção 2.5.4. Testes com utilizadores (preparação, execução e análise dos resultados) 3. Tecnologias de desenvolvimento Web 3.1. Programação por eventos 3.2. Padrões arquitecturais 3.3. Tecnologias "server side" vs. tecnologias "cliente side" 3.4. Interfaces adaptativas |
Bibliografia | Introdução ao Design de Interfaces, terceira edição. M.J. Fonseca, P. Campos e D. Gonçalves (2017), FCA. Human-Computer Interaction, third edition. A. Dix et al. (2004), Pearson/Prentice-Hall. Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design, 3rd edition. J. Tidwell et al. (2020), O'Reilly. |
Resultados da aprendizagem | Os alunos deverão ser capazes de: - Compreender o conceito de Usabilidade - Analisar um problema de desenvolvimento de software numa perspectiva centra no utilizador - Conceber interfaces com o utilizador com consideração por aspectos de usabilidade - Avaliar as interfaces concebidas com recurso às técnicas mais apropriadas - Desenvolver camadas de interface com recurso a tecnologia Web - Desenvolver camadas de interface que suportem uma evolução independente da das camadas de lógica de negócio e de dados. |
Método de avaliação | A metodologia de avaliação considera duas componentes. Uma individual, através de um exame escrito final, em que é aferida a compreensão dos conceitos bem como a capacidade de os aplicar. Outra de trabalho em equipa, através do desenvolvimento dos projectos em sala de aula, em que é aferida a capacidade de aplicação dos conhecimentos transmitidos. O exame escrito tem um peso na classificação final que se situa entre 50% a 60%, ituando-se o do trabalho em equipa entre 40% a 60%. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 1; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 2; Docente: Daniel Rodrigues Pacheco Murta; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 3; Docente: Daniel Rodrigues Pacheco Murta; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 4; Docente: Rafael Braga Gomes Costa; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 5; Docente: Rafael Braga Gomes Costa; Dep.: DI; Horas: 30. |