Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
---|
Desenvolvimento de Sistemas de Software | 14310 [J305N2] | Licenciatura em Engenharia Informática [ENGINF] | S1 | José Francisco Creissac Freitas Campos |
Objetivos | A Unidade Curricular visa fornecer competências de desenvolvimento de software, baseado em modelos, numa abordagem orientada a objectos. É apresentada uma abordagem de desenvolvimento, centrada nos requisitos e na arquitectura, suportada por UML. |
Programa | 1. Introdução aos Sistemas de Software: definição, sistemas software multi-camada, processos de desenvolvimento de software 2. O Unified Process – desenvolvimento de software baseado em entregas faseadas 2.1. As diferentes fases do processo de desenvolvimento: da análise de requisitos à manutenção 3. Introdução à Unified Modelling Language (UML): história e tipos de modelos 4. Desenvolvimento de Software baseado em modelos com recurso a UML 4.1. Análise e modelação de requisitos 4.2. Análise e modelação estrutural – padrões arquitecturais 4.3. Análise e modelação comportamental 4.4. Reificação de modelos 4.4.1. Mapeamento Objectos-Relacional 4.4.2. Geração de código 4.5. Testes de aceitação 4.6. Instalação e manutenção do software |
Bibliografia | M. Seidl, M. Scholz, C. Huemer, G. Kappel. UML@Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2015. J. Arlow, I. Neustadt. UML 2 and the Unified Process: Practical Object-Oriented Analysis and Design (2nd edition). Addison-Wesley Professional, 2005. S. W.Ambler. The Elements of UML 2.0 Style. Cambridge University Press, 2005. D. Pilone, N. Pitman. UML 2.0 in a Nutshell (2nd edition). O'Reilly Media, 2005. Martin Fowler. UML Distilled (third edition). Addison-Wesley, 2004. |
Resultados da aprendizagem | Os alunos deverão ser capazes de: - Caracterizar os diferentes tipos de processo de desenvolvimento de software; - Conhecer os principais diagramas da linguagem UML; - Desenvolver sistemas de software multi-camada utilizando um processo baseado em modelos; - Desenvolver sistemas de software multi-camada com base num processo de desenvolvimento baseado em entregas faseadas; - Desenvolver capacidades de raciocínio abstracto; - Retificar modelos estruturais/comportamentais considerando o problema do mapeamento objecto-relacional. |
Método de avaliação | A metodologia de avaliação adoptada considera duas componentes. Uma componente individual, através de um exame escrito final, em que é aferida a compreensão dos conceitos bem como a capacidade de os aplicar. Uma componente de trabalho em equipa, através do desenvolvimento de um trabalho prático, com entregas faseadas ao longo do semestre, em que é aferida a capacidade de aplicação do processo proposto. O exame escrito tem um peso na classificação final que se situa entre os 50% a 60%, enquanto a componente de trabalho em equipa tem um peso que se situa entre os 40% a 60%. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 1; Docente: António Manuel Nestor Ribeiro; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 2; Docente: José Francisco Creissac Freitas Campos; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 3; Docente: Rafael Braga Gomes Costa; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 4; Docente: Rafael Braga Gomes Costa; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 5; Docente: António Manuel Nestor Ribeiro; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 6; Docente: António Manuel Nestor Ribeiro; Dep.: DI; Horas: 30. |