Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
---|
Informática para a Musicologia | 3864 [I305N6] | Licenciatura em Música [MUS] | S1 | José Nuno Fonseca Oliveira |
Objetivos | Colocar as técnicas de programação funcional ao serviço da musicologia. Mostrar como uma só linguagem de programação de domínio público implementa a análise qualitativa e quantitativa do fenómeno musical. Ensinar os alunos a fazerem trabalho cooperativo em ambiente wiki. Chamar a atenção dos alunos para a importância do software de domínio público. |
Programa | 1. Introdução à ciência de computadores (vulg. informática) e à sua utilização em musicologia. Análise qualitativa e quantitativa do fenómeno musical. 2. A notação musical enquanto linguagem formal. Recurso a linguagens de alto nível. 3. Programação funcional. A linguagem de programação Haskell e a plataforma Jupyter notebook. Introdução à programação: como ensinar um computador a processar números, palavras e sequências de eventos musicais. 4. Programação em Haskell dos principais recursos estilísticos em música: aumentação, inversão, movimento retrógrado, etc. 5. “Software" para processamento de partituras. Processamento simbólico e interativo. Arquivos musicais digitais. O texto musical como documento: originais, transcrições, formatos, tratamento, etc. Papel da informática na catalogação e inventariação de fundos em musicologia. Linguagens de anotação ('mark up'). 6. O papel da análise quantitativa em musicologia. Repositórios de dados. Procura e tratamento de dados ('querying'). Interpelação de bases de dados em suporte textual. 7. Projetos de grupo. Uso de infraestruturas para trabalho cooperativo. Gestores de versões. Ambientes Wiki. |
Bibliografia | Computing for Musicology (J.N. Oliveira) Introduction to programming with numbers and words (J.N. Oliveira) Words which mean music (J.N. Oliveira) Map & filter for (quantitative) musical analysis (J.N. Oliveira) Towards Music Pattern Recognition (J.N. Oliveira) |
Resultados da aprendizagem | - Noções básicas de informação, processamento, linguagens de programação, interpretação e compilação. - Papel da informática na musicologia: análise qualitativa e quantitativa do fenómeno musical. - Perceção da notação musical como linguagem formal e seu processamento usando programação funcional. - "Software" para processamento de partituras. Processamento simbólico e interativo. Arquivos musicais digitais. O texto musical como documento. - e-Musicology: trabalho cooperativo em musicologia. Wikis. Repositórios de dados. |
Método de avaliação | - Avaliação individual por prova(s) escrita(s) sem consulta: 50% - Trabalhos laboratoriais de grupo: 40% - Avaliação contínua nas aulas práticas e teórico-práticas: 10% |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: José Nuno Fonseca Oliveira; Dep.: DI; Horas: 15. Turno: TP 1; Docente: José Nuno Fonseca Oliveira; Dep.: DI; Horas: 15. Turno: PL 1; Docente: José Nuno Fonseca Oliveira; Dep.: DI; Horas: 15. |