Departamento de Informática (UM)

Página de Unidade Curricular 🇬🇧

DesignaçãoCódigoCursoRegimeRegente

Plataformas de Software

14852 [9407T9]

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica [MIEBIOME]

S1

Francisco Coelho Soares Moura

Objetivos

Plataformas de Software surge no 1º semestre do 4º ano do ramo de Informática Médica de Engenharia Biomédica e assenta em conhecimentos de algoritmia e programação imperativa adquiridos em UC’s anteriores. A sua forte componente prática permite consolidar e expandir esses conhecimentos em direção à programação concorrente, enquanto que o estudo teórico da arquitetura e estratégias de gestão de recursos dos sistemas operativos chama a atenção para aspetos como segurança, disponibilidade e desempenho de aplicações concorrentes e multiutilizador.
O objetivo é dar uma visão integrada de como funcionam os computadores e aplicações informáticas, analisando os vários componentes e camadas de software dos sistemas informáticos.

Programa

- Arquitetura dos sistemas operativos modernos.
- Gestão de processos: objetivos, estratégias de escalonamento.
- Gestão de memória: sistemas de memória real e virtual.
- Gestão de periféricos: eficiência.
- Gestão de ficheiros: desempenho, segurança, robustez.
- Programação concorrente: comunicação e sincronização de processos.

Bibliografia

A. Silberschatz et al., Operating System Concepts, John Wiley & Sons, 8ª edição, 2011.

Alves Marques et al., Sistemas Operativos, FCA Editora de Informática, 2ª edição, 2012.

Resultados da aprendizagem

Num sentido lato, o objetivo da unidade curricular é ajudar a ter uma visão coerente e integrada de como funcionam os sistemas informáticos: o que é, em termos físicos, uma aplicação informática, que recursos necessita, como interage com outras e com o sistema operativo, que políticas de gestão são mais adequadas a cada tipo de carga e respetivos custos de implementação, razões para o sistema estar lento, que atitudes tomar, etc.
No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Descrever e explicar a interação entre os diversos componentes do software de sistemas.
- Selecionar estratégias de gestão de recursos adequadas à carga e capacidade do sistema.
- Demonstrar capacidade de escrever pequenos programas concorrentes, controlando corretamente a interação entre atividades.
Pré-requisitos recomendados
Alguma experiência com programação imperativa.

Método de avaliação

Sendo uma UC de índole prática o sistema de avaliação tem uma forte componente de desenvolvimento de software, concretizada pela elaboração de um trabalho prático e por um teste escrito onde na sua componente teórica se valorizam as justificações das respostas dadas. O resto do teste (e do exame de recurso) contempla a resolução de exercícios que requerem a integração de ferramentas e conceitos trabalhados nas aulas práticas.

Funcionamento

Turno: T 1; Docente: Francisco Coelho Soares Moura; Dep.: DI; Horas: 0.
Turno: TP 1; Docente: Francisco Coelho Soares Moura; Dep.: DI; Horas: 0.

[ Outras UCs do Departamento ]