AS COMPONENTES DE UM ECOSSISTEMA

 

COMPONENTE ABIÓTICA

      A componente abiótica de um Ecossistema possui características físicas e químicas que determinarão o tipo de organismos possível de nele existirem. As características físicas e químicas de cada Ecossistema combinam-se de várias formas criando sistemas ecológicos bem definidos.

 

      Características Físicas

      De entre as principais características físicas que afectam um Ecossistema podemos enumerar: o fluxo de radiação, as temperaturas médias e limites de variação de temperatura, os níveis de precipitação e a sua distribuição ao longo do ano, a latitude (distância do equador), a altitude (distância acima do nível do mar), a natureza do solo (para ecossistemas terrestres), o fogo (para ecossistemas terrestres), a velocidade das correntes, bem como a quantidade de material sólido em suspensão (para ecossistemas aquáticos).

 

      Características Químicas

      Quanto às características químicas que influenciam os Ecossistemas, temos principalmente a quantidade de nutrientes dissolvidos na solução do solo para ecossistemas terrestres e na água para os ecossistemas aquáticos; o nível de substâncias tóxicas (naturais ou artificiais) dissolvidas na água do solo para ecossistemas terrestres ou na água para ecossistemas aquáticos; a salinidade e ainda a quantidade de oxigénio dissolvido, bem como a quantidade de outros gases atmosféricos. 

 

      Uma característica muito especial do nosso planeta é o facto de as temperaturas existentes à superfície da terra estarem num intervalo no qual a água muda entre as fases sólida, líquida e gasosa. Como é do conhecimento geral, a água é essencial à vida de qualquer organismo e encontra-se continuamente em movimento sob a influência da radiação que é distribuída de uma forma pouco uniforme à superfície da Terra. No nosso planeta, as variações nos ambientes são definidas, na sua maioria, pelas condições de radiação recebidas nas diferentes latitudes do planeta e também pela topologia e pela natureza das suas formações geológicas. O que parece ser único na terra é o estado variável da água e no ciclo hidrológico a fase gasosa ser decisiva para a formação das nuvens e distribuição da precipitação. Esta característica tem grande influência na formação dos ecossistemas, já que todos os processos biológicos no nosso planeta necessitam da presença de água no seu estado líquido.

      A maioria das actividades biológicas na terra depende da energia solar fixada no processo da fotossíntese como fonte de energia. A intensidade da radiação solar vai determinar o estado físico da água influenciando também os processos biológicos. Vejamos mais claramente como o estado físico da água e a radiação solar estão interligados, influenciando a presença de vida na Terra: a distribuição da radiação determina quando e onde a fotossíntese se pode efectuar, mas a distribuição da radiação solar também determina onde e quando existe água no seu estado líquido.

      A ecologia do nosso planeta está, pois, constantemente dependente do equilíbrio destes dois extremos e a componente biótica de um ecossistema vai depender dos factores que determinam as características físicas e químicas da componente abiótica.

      A importância dos elementos químicos nos seres vivos varia consoante o tipo de elemento químico, a sua forma e a localização. Um elemento químico pode fazer parte de um ser vivo num dado momento e no momento seguinte fazer parte da componente abiótica. Um dos conceitos fundamentais da Ecologia é o de que enquanto os aspectos físicos e químicos de um ecossistema têm um impacto na componente biótica presente, também a componente biótica exerce um impacto no ambiente físico e químico que os rodeia.

    

PÁGINA ANTERIOR

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

PÁGINA SEGUINTE


by Andreia Silva & Odete Martins    25-04-2003 17:25