Ensino da Programação
2012-10-23 (criac.)

Objectivos:


O objectivo principal desta ficha é adquirir algum treino em algoritmos de cálculo numérico e na utilização do Scratch para animar esses algoritmos.

Na maior parte dos exercícios terão de ser utilizadas listas, o único tipo de dados estruturado do Scratch.

Exercícios:

  1. Par ou Ímpar
  2. Divisores de um número
  3. É primo
  4. Primos num intervalo
  5. Bola saltitante

by jcr

Exercício Nº1: Par ou Ímpar

Fig.1: Par ou Ímpar


Peça ao utilizador que introduza um número e diga se o número introduzido é par ou ímpar.


Exercício Nº2: Divisores de um número

Fig.2: Divisores de um número


Peça ao utilizador que introduza um número e calcule os divisores desse número.

Terá de usar uma lista para guardar e apresentar o resultado.


Exercício Nº3: É primo

Fig.3: És primo?


Utilizando grande parte do que fez nos exercícios anteriores, crie um programa que pede ao utilizador um número e indica se este é primo ou não.


Exercício Nº4: Primos num intervalo

Fig.4: Primos


Utilizando o exercício anterior, peça ao utilizador que introduza o limite superior de um intervalo de procura e de seguida calcule numa lista os números primos entre 1 e esse número.


Exercício Nº5: Bola saltitante

Fig.5: Bola Picasso


Coloque uma bola em movimento contínuo na tela a mudar de direção sempre que toca na borda.
  1. Para um resultado interessante, no início, faça uma "viragem" aleatória na direção entre 1 e 90º;
  2. Adicione um traço de cor aleatória à bola, ou seja, ela vai traçando uma linha por onde passa; faça com que mude de cor sempre que toca na borda.