Objectivos:
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O objectivo principal desta ficha é adquirir algum treino em algoritmos de ordenação
de listas.
Na maior parte dos exercícios terão de ser utilizadas listas, o único tipo de dados
estruturado do Scratch.
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- Ordenar uma lista
- Lights Out
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by jcr
Exercício Nº1: Ordenar uma lista

Fig.1: Ordenar uma lista
Peça ao utilizador que introduza uma lista de valores.
Ordene-a mantendo a lista visível para que se possa observar o algoritmo em funcionamento.
Exercício Nº2: Lights Out

Fig.2: Lights Out
Um jogo muito interessante disponível no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa é o "Apagar
as Luzes".
Neste jogo, o jogador está de pé em frente a um painel escuro que contem uma série
de lâmpadas/botões dispostas a várias alturas.
Quando o jogo inicia um botão (aleatório) acende e o jogador terá de o premir o mais
rápido possível para este apagar. Assim que o fizer outro botão irá acender e assim
por diante.
O jogo pode ter dois modos de funcionamento, por tempo ou por lâmpadas apagadas. No
primeiro caso contam-se quantas lâmpadas o jogador conseguiu apagar no tempo disponível,
por exemplo 1 minuto. No segundo, contabiliza-se quanto tempo demorou para apagar
X lâmpadas, por exemplo 10.
- Escolha uma das alternativas;
- Preveja um cenário de configuração, onde se possa alterar o tempo de jogo, o número
de lâmpadas a apagar, música on/off, etc;
- Crie e mantenha uma lista de pontuações baseada nos critérios que implementou no jogo.
- Programe o jogo de forma a permitir ao jogador jogar mais do que uma vez sem sair
do jogo.