2. Tema: "Resolver problemas é fixe"
O tema escolhido para este projecto foi a geração automática de testes de múltipla
escolha. Cada teste deverá ser gerado automaticamente a partir
de um conjunto de premissas e deverá funcionar como um jogo, o utilizador receberá
pontos em função das suas respostas.
A área temática sobre a qual deverá incidir o gerador poderá ser qualquer uma das
abordadas no ensino básico: matemática, física, história, geografia, etc.
"Um ciclista percorre 28Km em 30 minutos. A que velocidade se deslocou?"
Um conjunto de respostas possíveis seria:
- 28 Km/h;
- 30 Km/h;
- 56 Km/h;
- 60 Km/h.
Em Scratch poderia ser implementado da forma ilustrada na figura 2.
O exercício deste projecto consistirá em:
- Arranjar alguns enunciados tipo;
- Localizar os locais onde se poderão introduzir graus de liberdade. Neste exemplo seriam:
a distância percorrida, o tempo gasto e as respostas;
- Definir o domínio de cada variável que se localizou no ponto anterior: por exemplo,
o ciclista poderia ter andado um valor aleatório entre 10Km e 50Km;
- Para os domínios definidos decidir se se quer criar relações entre os valores que
irão ser gerados: por exemplo, a distância em Km nunca poderá ser maior do que o tempo
em minutos;
- Programar um cenário para cada tipo de problema. Se tiver que criar
sprites
para cada resposta faça-o;
- Programar a sequência de cenários;
- Programar o início e o fim do teste/jogo.
O exemplo apresentado foi da área da Matemática, mas se fosse de História, poderíamos
jogar com graus de liberdade sobre datas ou sobre nomes.
Como o Scratch apenas permite gerar números aleatórios, estes números podem ser
índices de listas de nomes ou de datas pré-criadas.