Objectivos:
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O objectivo principal desta ficha é familiarizar o aluno com a utilização e manipulação
de listas e
algumas estruturas de controlo.
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- Gráficos
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by jcr
Exercício Nº1: Gráficos

Fig.1: Gráfico Termopluviométrico da cidade de Braga
Os gráficos são uma maneira muito utilizada para demonstrar a evolução de dados quantitativos
ao
longo do tempo.
Neste exercício, irás desenvolver as rotinas em Scratch que permitam desenhar um gráfico
a partir
de uma lista de valores.
Na segunda parte do exercício, irás complicar o programa permitindo adicionar uma
segunda série ao
gráfico. Neste caso, a operação de desenhar deverá desenhar um gráfico de barras
e outro de linha.
Seria interessante adicionar um botão ("trigger") que provocasse a comutação
dos dois
gráficos.
- Cria uma lista (etiquetasX)) que vai conter as etiquetas do eixo dos X: por exemplo
os meses do ano (cria um botão para ficar associado a esta operação: sempre
que clicado provoca
a destruição da lista e a leitura de uma nova lista de valores);
- Cria uma nova lista (etiquetasY1)) que vai conter as etiquetas da primeira série
cuja escala coincidirá com o eixo dos Y: por exemplo, os valores médios de pluviosidade
registados ao longo dos meses de um ano (cria um botão para ficar associado
a esta operação:
sempre que clicado provoca a destruição da lista e a leitura de uma nova lista
de
valores);
- Coloca no teu cenário um "botão" que quando clicado provoca a leitura da primeira
série de
valores;
- Acrescenta outro botão para desenhar o gráfico;
- Para desenhar o gráfico vais precisar de realizar algumas tarefas:
- Definir a área útil que irás utilizar para o gráfico: um rectângulo de X pontos por
Y pontos;
- Desenhar os eixos;
- Calcular os extremos do domínio de valores: o máximo e o mínimo da(s) série(s) lida(s)
- este cálculo pode ser feito durante a leitura dos valores;
- Qual a fórmula que calcula a altura da barra? Tenta determiná-la usando o máximo e
o mínimo calculados na alínea anterior;
- Desenhar a barra para o primeiro elemento da série, iterando o processo até o resultado
ser o pretendido;
- Acrescentar um ciclo e desenhar as barras para todos os elementos da série.
- Agora tenta fazer outra rotina, associada a outro botão que em vez de um gráfico de
barras
desenha um gráfico de linha;
- Prepara o teu programa para ler duas séries;
- Prepara o teu programa para desenhar uma das séries ou as duas em simultâneo. Se desenhar
duas, uma será em barras e a outra em linha.
- Acrescenta um botão que permita comutar o estilo de desenho das séries: se a primeira
era desenhada em barras passa a ser desenhada em linha e vice-versa.