Ensino da Programação
2012-04-24 (criac.)

Objectivos:


O objectivo principal desta ficha é familiarizar o aluno com a utilização e manipulação de listas e algumas estruturas de controlo.

Exercícios:

  1. Gráficos

by jcr

Exercício Nº1: Gráficos

Fig.1: Gráfico Termopluviométrico da cidade de Braga


Os gráficos são uma maneira muito utilizada para demonstrar a evolução de dados quantitativos ao longo do tempo.

Neste exercício, irás desenvolver as rotinas em Scratch que permitam desenhar um gráfico a partir de uma lista de valores.

Na segunda parte do exercício, irás complicar o programa permitindo adicionar uma segunda série ao gráfico. Neste caso, a operação de desenhar deverá desenhar um gráfico de barras e outro de linha. Seria interessante adicionar um botão ("trigger") que provocasse a comutação dos dois gráficos.
  1. Cria uma lista (etiquetasX)) que vai conter as etiquetas do eixo dos X: por exemplo os meses do ano (cria um botão para ficar associado a esta operação: sempre que clicado provoca a destruição da lista e a leitura de uma nova lista de valores);
  2. Cria uma nova lista (etiquetasY1)) que vai conter as etiquetas da primeira série cuja escala coincidirá com o eixo dos Y: por exemplo, os valores médios de pluviosidade registados ao longo dos meses de um ano (cria um botão para ficar associado a esta operação: sempre que clicado provoca a destruição da lista e a leitura de uma nova lista de valores);
  3. Coloca no teu cenário um "botão" que quando clicado provoca a leitura da primeira série de valores;
  4. Acrescenta outro botão para desenhar o gráfico;
  5. Para desenhar o gráfico vais precisar de realizar algumas tarefas:
  6. Agora tenta fazer outra rotina, associada a outro botão que em vez de um gráfico de barras desenha um gráfico de linha;
  7. Prepara o teu programa para ler duas séries;
  8. Prepara o teu programa para desenhar uma das séries ou as duas em simultâneo. Se desenhar duas, uma será em barras e a outra em linha.
  9. Acrescenta um botão que permita comutar o estilo de desenho das séries: se a primeira era desenhada em barras passa a ser desenhada em linha e vice-versa.