Ficha f17

SPARQL

Processamento e Representação de Conhecimento - PRC (MIEI - 4ºano)

Este ficha prática contem exercícios para serem resolvidos nas aulas teórico-práticas com vista a sedimentar os conhecimentos relativos a:

  • Interrogação de ontologias com SPARQL.


Considera a ontologia em formato RDF sobre a tabela periódica de elementos dosponível em cima e tenta responder às alíneas seguintes.

  1. Abre a ontologia no Protégé e realiza algumas queries exploratórias em SPARQL: que classes existem na ontologia, que propriedades aasociadas às classes principais;
  2. Especifica uma query SPARQL para responder à questão: Quantos elementos há na tabela periódica?
  3. Especifica uma query SPARQL para responder à questão: Qual o símbolo, o nome e o número atómico de cada elemento?
  4. Obtenha a última lista ordenada por número atómico.
  5. Especifica uma query SPARQL para responder à questão: Quais são os 3 elementos com maior número atómico?
  6. Cada elemento na tabela pertence a um grupo. Obtenha o número e o nome de cada grupo (há cerca de 20 grupos).
  7. Obtenha o nome, o símbolo e o número atómico dos elementos do grupo 18.
  8. Qual o número de elementos em cada grupo? (distribuição dos elementos por grupos)
  9. Quais os 5 grupos com mais elementos?
  10. Qual a média dos números atómicos dos elementos na tabela?
  11. Qual o maior número atómico na tabela?
  12. Qual o menor número atómico na tabela?
  13. Qual o nome do elemento com esse número atómico?
  14. Acrescenta à ontologia o conceito de molécula com as propriedades suficientes para adicionares algumas instâncias como: água (H2O), dióxido de carbono (CO2), amoníaco (NH3), metano (C2H6), glicose (C6H12O6), ácido súlfúrico (H2SO4). Foca-te na sua constituição e considera o seu nome, ponto de fusão e ponto de ebulição.