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Processamento e Representação de Conhecimento

O objetivo desta ficha é testar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre sobre Web Semântica e as tecnologias a ela associadas.

Exercícios:

  1. Interpretação de OWL
  2. Interpretação de OWL (2)
  3. Especificação de OWL
  4. Modelação de uma ontologia
  5. SPARQLing...

Exercício Nº 1: Interpretação de OWL

Fig.1: Definição em OWL no Protégé

Analisa a definição apresentada na imagem que especifica o que é um músico de uma banda filarmónica e descreve em português (língua natural) esse conceito.

Exercício Nº 2: Interpretação de OWL (2)

Considere a seguinte especificação numa sintaxe abstrata baseada em OWL:

    Class: Cabulão
        SubclassOf:
            Aluno AND
            copiou some Exame

Escreve uma frase em português que compreenda o significado contido nesta especificação.

Exercício Nº 3: Especificação de OWL

Usando uma sintaxe semelhante à do exercício anterior (ou OWL/XML) especifique semânticamente a seguinte definição:

Galinha e galo são os nomes dados, respectivamente, à fêmea e macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Estas aves possuem um bico pequeno, uma crista carnuda e asas curtas e largas.

Exercício Nº 4: Modelação de uma ontologia

Utiliza o Protégé e a linguagem OWL DL para modelar o seguinte caso de estudo.

Descrição do caso: O teu percurso académico - desde que entraste na universidade participaste em muitos eventos, realizaste muitos trabalhos, assististe a palestras, aulas e seminários, particpaste em eventos desportivos, etc.

Segue os seguintes passos na construção da tua ontologia:

  1. Cria uma lista com cerca de 30 factos do teu percurso académico. Esta lista deverá incluir UCs que frequentaste, atividades e eventos (JOIN, troféu reitor, etc). Identifica outros intervenientes: colegas, docentes, instalações, etc;
  2. Cria uma hierarquia de classes e usa-a para classificares todas as instâncias que listaste na alínea anterior (tem atenção às propriedades das classes como a disjunção);
  3. Especifica as "data properties" de cada classe. Lembra-te de que as propriedades são herdades pelas subclasses e por isso devem ser especificadas no nível mais alto da hierarquia. Depois de as especificares, instancia-as para os indivíduos que deves ter criado associados à primeira alínea;
  4. Especifica as "object properties" ao nível da classe e usa-as para relacionares os indivíduos na tua ontologia. Usa cardinalidades quando necessário;
  5. Como podes definir tipos diferentes de aulas na tua ontologia? (T, TP, P, Lab.)

Exercício Nº 5: SPARQLing...

Considere a ontologia já discutida e trabalhada nas aulas. Sobre ela tente responder às seguintes questões com queries em SPARQL:

  1. Que classes estão presentes na Ontologia?
  2. Quantas propriedades podem ter os indivíduos do tipo "Menina"?
  3. Que valores têm as propriedades do indivíduo com nome "Jessica"?
  4. Qual a disciplina favorita da menina que gosta de cavalos?
  5. Quem se senta à direita de "Jessica"?
  6. Qual o nome da menina que se senta na ponta esquerda?
  7. Para onde querem viajar as meninas que se sentam à esquerda de "Jessica"?
  8. De que disciplinas gostam as meninas que se sentam à direita da menina que gosta de cães?
  9. Qual o nome dos frutos referenciados na ontologia?
  10. Quem se senta no meio?