Na actual estrutura da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, esta é a primeira disciplina de Informática. Por esta razão, o primeiro grande objectivo desta disciplina é a introdução à programação de computadores.
Dos vários paradigmas de programação (imperativo, funcional, lógico e orientado a objectos) apresentados ao longo da licenciatura, nesta disciplina estuda-se o paradigma funcional, tendo por base a linguagem de programação Haskell.
Esta abordagem tem a vantagem de não exigir dos alunos grandes conhecimentos prévios sobre a arquitectura física dos computadores, para poderem entender e escrever programas funcionais, permitindo, por esse motivo, trabalhar mais facilmente com turmas heterogéneas em conhecimentos de informática.
A linguagem Haskell é uma linguagem puramente funcional fortemente tipada e com um sistema de tipos extremamente rico, o que permite não só ensinar os conceitos fundamentais da programação (funcional), onde se incluem tópicos tais como: tipos de dados, estruturas de controlo, e recursividade; como também ensinar conceitos avançados, como por exemplo: funções de ordem superior, polimorfismo, classes, modularidade, e monades.