Métodos de Programação I | |
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Esta disciplina vem na sequência de Paradigmas de Programação I e Paradigmas de Programação II. É seu objectivo o ensino de um método construtivo de programação que se baseia no desenvolvimento de programas de uso genérico que são componíveis entre si. Dá-se particular ênfase ao estudo de combinadores de programas e suas propriedades básicas, sendo desta forma introduzidas as bases da Álgebra da Programação.
A cada combinador corresponde um pacote de programação bem definido. No seu conjunto, estes pacotes varrem o largo espectro de programação que começa nas estruturas de informação primitivas e termina nas indutivas.
Como veículo de codificação usa-se o HASKELL, uma das mais interessantes linguagens de programação (funcional) dos nossos dias. Os casos de estudo incluem, entre outros, os principais algoritmos de ordenação. No plano prático, mostra-se como usar combinar o HASKELL com outros paradigmas/ambientes de programação.
Com aprovação nestas disciplinas os alunos ficam com uma bagagem que lhes permite escrever com facilidade programas arbitrariamente complexos, de uso geral, com elevados índices de reutilização. As técnicas que se ensinam para raciocinar sobre programas conduzem a soluções finais eficientes que se podem transportar para outros paradigmas de programação de uso mais generalizado (como, por exemplo, o imperativo, tal como é depois abordado em Métodos de Programação II).